Notícias
 
Mensagem do 5º Aniversário do Movimento SIM
Hoje é o dia do 5º. Aniversário do Movimento SIM - apresentado aos sineenses na Praça Tomás Ribeiro, no dia 18 de Abril de 2009.

Esse dia, e o processo que se lhe seguiu, representam momentos históricos, pois, pela 1ª. vez na história contemporânea de Sines, um núcleo de mulheres e homens, impulsionados por uma consciência cívica, política - para a ação na vida da nossa comunidade, decidiram unir-se para um novo projeto de ação política, sem tutela partidária.

Neste projeto - construído com ousadia, consciência política e sentido de responsabilidade - definimos e esclarecemos aos sineenses:

Quem éramos. Quais os princípios que em que nos baseávamos - e pelos quais nos orientávamos. Os nossos valores e opções (humanistas e progressistas), assim como a nossa atitude de abertura a todos os contributos e ideias, conceitos e propostas - que contribuíssem para o enriquecimento e dinamização deste Movimento e deste Projeto.

Explicámos o que nos movia: uma vontade determinada de intervir, de forma organizada, no estudo e solução dos problemas do nosso concelho; a nossa vontade de agir e transformar para possibilitar mudanças e criar condições para o desenvolvimento de Sines - através de investimentos úteis para o presente e o futuro.

Dar o nosso contributo para o desenvolvimento económico, a coesão e a solidariedade social.

Dissemos e proclamámos o que queríamos ser - um Movimento agregador de pessoas e vontades, unidos no propósito de construir melhores oportunidades para a população de Sines e o seu futuro.

Afirmámos querer intervir na vida política através de um Movimento de cidadãos motivados por causas nobres - e disponíveis para cooperar com outras organizações políticas, associações e instituições, para assim, alargar e enriquecer a participação na transformação da sociedade; na consolidação da democracia, da liberdade e do bem comum.

Com estes princípios e valores - do humanismo, da ética de servir e de carácter progressista da ação - alargámos e consolidámos um processo de participação nas eleições autárquicas de 2009 e alcançámos o nosso 1º grande objetivo: Um Movimento de Cidadãos conseguir a confiança dos sineenses, realizando assim o 1º acontecimento histórico.

Pela 1ª. vez muitos cidadãos (mulheres e homens de Sines) que nunca tinham participado em campanhas eleitorais, ou feito parte de listas - foram eleitos para vários Órgãos Autárquicos. Foi uma lufada de ar fresco, a que alguns chamaram tempestade.

O 2º. ato histórico foi a realização de um mandato - 2009 / 2013, com um conjunto de projetos, programas e obras realizadas nas áreas mais nobres e importantes da vida de Sines- que atestaram a nossa capacidade, determinação e ação - para uma governação que se traduziu em investimentos de mais de 30 milhões de euros, e com uma redução da dívida em mais de 8 milhões de euros.

É por tudo isto que temos razões para celebrar esta data e orgulharmo-nos do trabalho realizado, que perdurará e marcará Sines nas próximas décadas.

Apesar de todo o trabalho realizado não conseguimos ganhar as eleições (por razões que devem ser refletidas e analisadas com inteligência e capacidade crítica).

Por isto, há um dever acrescido de lutar e trabalhar com persistência, guiados por princípios e valores - para os objetivos da ação política, que deve ser pautada pela nobreza da ação - sempre guiada para a defesa do interesse público e a promoção do bem comum; do desenvolvimento; da qualidade de vida - pela coesão e solidariedade social.

Pela exigência de um Estado Social que garanta a todos os portugueses um serviço nacional de saúde universal e acessível. Uma educação de qualidade, universal e inclusiva - como um principio fundamental para a igualdade de oportunidades, no emprego, progresso e coesão social.
Uma Segurança Social que garanta o apoio a todos os portugueses - reformas dignas; apoio na doença e no desemprego; segurança aos setores mais frágeis da sociedade.

Este Movimento é importante para a vida democrática de Sines e nós temos o dever de corresponder à confiança que muitos sineenses depositaram em nós.

Os tempos são difíceis. E, por isso, exigem de nós unidade, ousadia, empenho e luta, trabalho organizado e, capacidade para agregar novas forças de mulheres e homens - disponíveis para uma luta contra as injustiças, contra as desigualdades; contra o empobrecimento sem fim á vista; pela criação de emprego produtivo.

Neste 5º. aniversário agradeço a todas e a todos aqueles que sempre estiveram connosco e faço um convite aos jovens, mulheres e homens que se revejam no nosso projeto para virem reforçar o nosso Movimento, para criar uma nova dinâmica de trabalho, pela construção do futuro de Sines.

Um abraço fraterno e de esperança no futuro de um Portugal Democrático - um Portugal de Abril.

Manuel Coelho
2014-04-18

Voltar
Untitled Document
Galeria de imagens
   
Untitled Document
 
Sem eventos agendados.
 
  Apoie o Movimento SIM.  
Bolsa de ideias
SIM - Sines Interessa Mais (Site oficial)
Home | Quem somos | Notícias | Bolsa de Ideias | Eleitos | Documentos Informativos | Peças de Comunicação | Agenda | Arquivo | SIM TV | Galeria de Imagens | Redes Sociais SIM | SMS | Newsletter | Donativos | Contactos
© 2009-2013. Todos os direitos reservados ao Movimento SIM - Sines Interessa Mais.